Dalila Pinto Coelho
Educação para a cidadania global no Ensino Superior em Portugal


No novo episódio do Eduquê falamos sobre educação para a cidadania global e quais as perspectivas de professores e alunos do Ensino Superior Português em relação a esta temática, a partir de uma  perspectiva de estudo pós e decoloniais.

A conversa tem por base um artigo publicado pela nossa convidada, Dalila Pinto Coelho, pesquisadora Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da  Universidade do Porto, e membro do Angel – Academic Network on Global Education & Learning. A sua pesquisa  cruza questões relacionadas com a educação global, cidadania e desenvolvimento, futuros sustentáveis, equitativos e justos, usando perspectivas de estudo pós e decoloniais. Atualmente, o seu trabalho de pós-doutoramento aborda o papel do ensino superior na educação global, na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, descolonização da educação e na educação anti-racista.

O artigo abordado neste episódio é “Towards the Transformative Role of Global Citizenship Education Experiences in Higher Education: Crossing Students’ and Teachers’ Views” [O Papel Transformador das Experiências de Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: Cruzando as perspetivas de alunos e professores]. A autoria é partilhada com João Caramelo, José Pedro Amorim e Isabel Menezes.

Nota: “entre os minutos 08min11seg e 08min17seg, deve ouvir-se “Jack Mezirow”, autor da Transformative Learning theory, e não “Malcom Knowles” como, por lapso, se indicou”

Acesse ao artigo aqui: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/148830/2/618712.pdf

Acesse ao perfil da nossa convidada aqui: https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/dalila-coelho